terça-feira, 17 de julho de 2012

Cuidado com a rede

Temos acompanhado nos últimos tempos um avanço “monstruoso” do acesso das pessoas à internet, principalmente às redes sociais como o Orkut, Facebook e o Twitter. Com a facilidade de aquisição de equipamentos que permitem esse acesso, é possível considerar que a população de hoje tem grande conhecimento do ambiente virtual e, em sua maioria, mantém até mesmo uma “segunda vida” na internet.
As redes sociais são os maiores ambientes de interação social que a rede dispõe. Com recursos de fácil utilização e conteúdos de interesse direto do indivíduo, se configuram como espaços de grande compartilhamento de conteúdos como textos, fotos, músicas e vídeos. Mas nem sempre a rede é um ambiente seguro, principalmente se o usuário não se preservar aos cuidados necessários na sua utilização.
O compartilhamento de informações é hoje um dos grandes ganhos da população brasileira, uma vez que o direito à liberdade de expressão foi, por muito tempo, censurado pelos governos ditatoriais. A Constituição Federal de 88 nos resguardou a liberdade à manifestação do pensamento, desde que vedado o anonimato. E é aí que, na maioria dos casos, se concentra o problema.
 Não satisfeitos com o uso da rede como entretenimento ou mobilização social para o exercício dos seus direitos, o usuário desliza ao utilizar a rede para ataques pessoais ou expor conteúdos que possam, posteriormente, denegrir sua imagem e causar efeitos negativos irreversíveis. E a partir do momento que o indivíduo posta ou compartilha qualquer informação, ele é responsável pelas consequências daquilo que repassou.
A postagem de fotos, por exemplo, deve ser cautelosa, respeitando os princípios de privacidade das pessoas. Não é recomendável postar fotos de outras pessoas em momentos de vexame sem o seu consentimento. Isso pode causar inimizades e até mesmo processos judiciais por difamação.
Outro ponto que se de deve ressaltar é a manifestação individual contra instituições privadas e públicas ou mesmo postagem de fotos indevidas feitas na empresa onde você trabalha. Recentemente, a Justiça deu ganho de causa a um hospital que demitiu uma enfermeira por postagens de fotos do local do trabalho no Orkut. A profissional ganhou em primeira instância no tribunal de Olinda (PE), entretanto o Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, reconheceu que as fotos postadas expunham outros profissionais e pacientes em momentos até mesmo delicados, como cirurgias. A enfermeira foi demitida por justa causa.
Com base nesses fatos, ressalto aqui o cuidado necessário para a utilização da rede para a postagem de informações, fotos e até mesmo em comentários de outras postagens. A liberdade de expressão é garantida nesses meios, mas boas doses de responsabilidade e bom senso não fazem mal a ninguém. Evite usar a rede em momentos de frustração e também para desabafos que não irão acrescentar em nada para a sua vida e de outras pessoas. Explore ao máximo os recursos que que esses ambientes dispõem, mas seja cauteloso e pense duas vezes antes de publicar qualquer informação que possa ter efeitos negativos para você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários a essa postagem não expressam a opinião do titular deste blog. Em caso de agressão, difamação, calúnia e uso termos obscenos e de baixo calão, o comentário será removido.